Mural

sexta-feira, 18 de abril de 2008

E as barcas para São Gonçalo?

Ontem não foi um bom dia para a Barcas S/A. Primeiro o deputado Gilberto Palmares (PT) colheu assinaturas, na Praça XV, para entrar com uma representação no Ministério Público contra a empresa. Depois, Palmares e Marcelo Simão (PHS) organizaram uma audiência pública na Alerj para cobrar providências da concessionária. As queixas dos deputados e usuários já são extensamente conhecidas: embarcações superlotadas, quentes e que não cumprem os horários. O diretor da Barcas, Luis Marinho, prometeu reformas nas estações. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, culpou a sujeira da Baía de Guanabara pelas embarcações que apresentaram problemas na última semana.
Lopes e Marinho estão certos. Reformar os terminais seria ótimo. Despoluir a baía, então, nem se fala. Mas que tal colocarmos na pauta a estação de São Gonçalo, cuja construção está prevista há 10 anos, desde que a concessão do serviço aquaviário passou à Barcas S/A? É do município que vem mais de 30% dos passageiros do itinerário Niterói-Praça XV. Se toda essa gente pudesse pegar as barcas mais perto de casa, pouparia o tempo que gasta para se deslocar até Niterói e desafogaria a estação desta cidade.
Em abril do ano passado, Lopes prometeu que, em seis meses, abriria um processo de licitação para entregar a alguma empresa o novo itinerário (além, claro, da construção da estação de São Gonçalo). A Barcas S/A não poderia participar. Um ano se passou e, até agora, nada.
Related Posts with Thumbnails