Mural

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Greve dos professores de São Gonçalo




Professores da rede municipal começaram, nesta segunda-feira (5), uma greve por melhores salários. Na maioria das escolas da prefeitura, os alunos ficaram sem aulas.


De uniforme e mochila nas costas, Jefferson foi obrigado a voltar para a casa na manhã desta segunda-feira. O mesmo aconteceu com o irmão Fernando, de oito anos. “Se eu não for para a escola, eu não vou aprender a ler”, lamentou o menino.

E com Richard de Souza, de 12 anos, não foi diferente. “Os alunos querem vir aprender, mas não podem, porque não tem aula”, comenta o estudante.

Professores das escolas municipais de São Gonçalo decidiram começar, nesta segunda-feira, uma greve de ocupação. Ou seja, eles estão nas escolas, mas apenas participando de reuniões.

A greve foi votada em assembléia, na semana passada, mas desde março os educadores já vinham promovendo uma redução de carga horária para protestar contra a falta de reajuste salarial. A reivindicação é por aumento imediato de 26%. Atualmente, o piso do professor é de R$ 560. E o dos funcionários administrativos é de R$ 278.

A rede municipal de São Gonçalo tem hoje 80 escolas, onde trabalham 3.500 profissionais de educação. Por enquanto não são todos os professores e funcionários que aderiram ao movimento, mas se a greve atingir todos os colégios, 50 mil alunos vão ficar sem aulas.

“A princípio a greve é por tempo indeterminado. Mas temos uma nova assembléia na quinta-feira (8). E o que, na verdade, nós queremos é que a prefeitura apresente uma contraproposta”, revela a professora Maria Alice Veiga e Souza.

Silvia Ribeiro é mãe de um aluno da oitava série e sabe o quanto a paralisação vai prejudicar o filho. “Meu filho está sem aula, ele não gosta de ficar sem estudar, ele está triste. Meu sentimento é de muita tristeza”, destacou a mulher.

A Secretaria de Educação de São Gonçalo diz estar avaliando se concede ou não o aumento aos professores. Segundo a prefeitura, apenas 10% das escolas ficaram sem aulas, nesta segunda-feira, e o ponto dos grevistas será cortado.

Related Posts with Thumbnails