Mural

sexta-feira, 23 de maio de 2008

'Volta padre Dé, xô Panisset'

Durante a festa de Corpus Christi, cerca de vinte paroquianos da Igreja São Judas Tadeu, no Rocha, fizeram uma manifestação pacífica pela volta do padre José Osmar (Dé), que está afastado de suas atividades sacerdotais. Os cartazes diziam: ‘Ela não quer, o povo clama. Volta padre Dé’ e ‘Xô Panisset. ‘Volta padre Dé’.
"Estamos tristes e esperamos que ele volte em breve. Dom Alano (arcebispo de Niterói) nos disse que está descansando e volta em breve, mas ficamos sabendo que a prefeita está atuando em desfavor da volta do nosso padre", revelou o funcionário público Alexandre Couto.

PROTESTO CENSURADO


Até a comunidade evangélica aderiu ao movimento pelo regresso do sacerdote. Membros da Igreja Evangélica Sinais e Prodígios, de Colubandê, foram para a porta do Rincão com faixa ‘Queremos Padre Dé de volta’ e distribuíam um manifesto intitulado ‘Erva daninha afasta Padre Dé’, em alusão à prefeita. Eles acusam-na de ter ido queixar-se ao arcebispo da bronca que levou do padre durante missa há 15 dias, na qual ela estava presente.
“Estou solidário com o padre pois ele ajuda muito a comunidade. Isso é um ato de covardia, estão usando política para prejudicá-lo”, indigna-se Paulo Pancote, 47, diácono da igreja evangélica, que foi impedido de abrir a faixa no galpão e protestou do lado de fora.
O serralheiro Odair da Conceição, 54 anos, assistiu à missa do último domingo, em que o padre desabafou. “Ele disse abertamente que ela (a prefeita) estaria fazendo pressão junto à Arquidiocese para afastá-lo”, contou Odair que voltou a freqüentar as missas graças ao padre. “Ele fez com que as missas, antes tristes, se tornassem alegres”.
Há 10 anos o Padre Dé tenta montar projeto social no Rincão com clínica de fisioterapia, ambulatório, asilo, e cooperativa para ampliar projeto de assistência a moradores de rua.
“O sonho da vida dele é isso aqui. Ele se angustia pois a casa ainda não está pronta. Vamos procurar terminá-la antes do seu retorno”, afirmou Dom Alano. Padré Dé só vai retornar em novembro, após as eleições.
Related Posts with Thumbnails