Mural

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Diabéticos reclamam da falta de medicamento em São Gonçalo

Um problema está prejudicando muitas pessoas que sofrem de diabetes: Em São Gonçalo, não estariam sendo distribuídos medicamentos, nem material para o controle da doença. A produção do RJTV recebeu a ligação de uma criança de 11 anos, que depende do tratamento gratuito. No quarto de Sílvia Guedes, as bonecas foram trocadas pelo diário. Aos poucos, a criança vai dando lugar à adolescente. Mas nas páginas escritas o que aparece é um sentimento de angústia que não combina com uma menina de 11 anos. “Não recebe medicamentos há quatro meses. Não sei o que fazer, dependo deles. Eu escrevo a minha indignação no diário”, lê a paciente Sílvia Guedes. Silvia convive com a diabetes desde os 3 anos. Ela tem o tipo 1, quando o pâncreas pára de funcionar e não produz mais insulina. Por dia, ela conta que chega a fazer o teste de glicose até dez vezes, para medir a taxa de açúcar no sangue. Silvia também é obrigada a aplicar dois tipos de insulina. O tratamento é caro e garantido por lei. “O que eu mais quero é chegar lá todos os meses e pegar o remédio da minha filha. Ela não vive sem remédio e não estou recebendo”, reclama a funcionária pública Jocimar Pires. Na semana passada, Silvia conseguiu uma única caixa, mas não tem previsão de quando vai receber outra. “Tenho apenas 11 anos, muita coisa pela frente e não quero ser prejudicada. Quero que meu medicamento esteja sempre lá”, pede Silvia. Breno, de 4 anos, enfrenta o mesmo problema. Ele também tem diabetes do tipo 1. Há quatro meses, a mãe não consegue os remédios para o filho na farmácia da prefeitura. O tratamento custa, por mês, cerca de R$ 1,2 mil. A família entrou na Justiça para tentar conseguir o medicamento. “Eu me sinto humilhada em determinados momentos. Não estou pedindo um favor. É lei. É um direito dele e ele precisa disso para viver”, diz a mãe de Breno. A secretaria estadual de saúde disse que está distribuindo a insulina fornecida pelo ministério da Saúde com regularidade a toda as prefeituras. Ainda segundo o governo do estado, o material usado para medição de glicose e aplicação de insulina deve ser comprado pelas prefeituras com verba repassada pelo governo federal. A produção do RJTV tentou uma resposta da prefeitura de São Gonçalo. Ninguém quis falar sobre o problema. Vamos continuar acompanhando esse caso e cobrando uma solução para os pacientes.
Related Posts with Thumbnails