Mural

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PANISSET ADMITE RECEBER PROPINA


Bomba: empresário acusa Márcio Panisset de corrupção.


Gravações entregues à Polícia envolvem irmão de prefeita de São Gonçalo em esquemaUma denúncia de corrupção contra o deputado estadual licenciado e secretário de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset, irmão da atual prefeita Aparecida Panisset (PDT) - que está na disputa pela reeleição na região fluminense do Rio, "estourou" como uma bomba na semana das eleições municipais, na localidade. Uma conversa gravada pelo empresário do ramo de segurança e serviços, Mauro Azevedo, que já prestou serviços para Prefeitura local seria o motivo da polêmica que tomou conta da cidade. Há pelo menos dois anos com o material de áudio, o empresário revelou que esperou o melhor momento para entregá-lo à Polícia. Segundo ele, sua intenção em produzir o conteúdo era para se proteger. De acordo com o depoimento de Mauro Azevedo, depois de cinco meses sem receber, algo em torno de R$ 800 mil, ele teria marcado uma reunião com o secretário de Saúde de São Gonçalo para discutir o que segundo ele, a Prefeitura de São Gonçalo o devia.


— Gravei para me proteger. Para no futuro evitar o que poderia acontecer e também para conseguir receber o que me devem na Justiça. Minha intenção de gravar era conseguir provas de corrupção no Governo de Aparecida Panisset. Quando gravei não tinha idéia que conseguiria tantas informações — relatou o empresário. Márcio Azevedo afirmou que suas empresas estavam sendo muito prejudicadas com o alto valor que a Prefeitura o devia. — Já é de conhecimento de todos que o eleitor tem memória curta. Então esperei o momento oportuno para mostrar para os eleitores o que realmente é o governo Panisset — disse o empresário. Mauro Azevedo também relatou ter esperança de que seu desafeto, Márcio Panisset, perca o mandato e seja preso por corrupção. Além disso, Azevedo disse que deseja que a esposa do secretário de Saúde de São Gonçalo também seja presa como co-autora do crime de corrupção. E para Aparecida Panisset, o empresário espera que ela não vença as eleições municipais, que serão decididas esta semana, e que em um segundo momento, também seja presa.Propina no valor de 10% da dívida totalO esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura de São Gonçalo, segundo o empresário, consistia na cobrança de propina no valor de 10% da divída total de serviços prestados à Prefeitura. Ou seja, segundo Azevedo, todos os empresários eram coagidos a entrar no esquema. — Pagar propina não era pré-requisito para trabalhar para Prefeitura de São Gonçalo, mas depois de alguns meses de contrato, eles (envolvidos no esquema) forçavam uma barra para que a quantia fosse paga mensalmente. O maior exemplo do que as empresas passam na mão da Prefeitura de São Gonçalo é a empresa de lixo, Unilix, que quebrou há dois anos — afirmou Mauro Azevedo. Antes de terminar seu relato, Mauro contou que já começou a sofrer represálias. Segundo o empresário, há uma semana, quando o conteúdo gravado chegou na "boca do povo" já recebeu mais de 20 ligações de ameaças, além dos e-mails com intenção de ameaçá-lo.


— Me sinto ameaçado e estou com medo de represálias do governo Panisset — concluiu. O caso foi parar na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas (Draco) e segundo investigações da especializada, o ponto de partida para apurar os fatos é descobrir se o homem citado na gravação como Mota, é Edson da Silva Mota, acusado de chefiar a máfia do transporte alternativo em São Gonçalo. Mota seria o homem citado nas gravações, suspostamente por Márcio Panisset, como o que "recebia em dia da Prefeitura e não repassava 10% a ninguém". De acordo com o delegado titular da Draco, Cláudio Ferraz, as informações do conteúdo da gravação já forma encaminhadas ao Ministério Público. — Já houve um registro e agora vamos dissecar as várias referências aos crimes citados na gravação. Já estamos conversando com o MP, estamos checando as informações e será feita uma pesquisa em relação aos nomes citados na gravação — contou o delegado, acrescentando que recebeu a informação de que Ministério Público Estadual (MPE) investiga outros fatos envolvendo o deputado licenciado e secretário de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset. O irmão da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, Márcio Panisset foi procurado pelo Jornal POVO do Rio, mas não foi encontrado e não retornou as ligações.TRECHOS DA CONVERSA QUE MAURO AZEVEDO ENTREGOU A POLÍCIA. SEGUNDO O EMPRESÁRIO, MÁRCIO PANISSET É O AUTOR DAS SEGUINTES REVELAÇÕES: - Então é o que acontece... Para algumas pessoas, um veado, um grande ladrão... eu tô levando a fama! - Se eu tivesse esse negócio todo... se eu estivesse levando uns 500 mil reais por mês, 600 mil reais por mês... eu ia ficar quietinho... porque, pô, eu vou apanhar 4 anos, pô, mas eu não tô levando... 10% eu tô. Pouco mais de 10% disso que eu dei...(...)Mota da Coopasa estaria envolvidoNo conteúdo da gravação, o nome do vereador e sargento reformado da Marinha, Edson da Silva Mota (PSL), o Mota da Coopasa, suspeito de chefiar a máfia dos transportes alternativos em São Gonçalo é citado como um dos empresários que entrou no "esquema de propina da Prefeitura de São Gonçalo". Desde o dia 13 de agosto ele está preso sob acusação de ser o mandante do assassinato do presidente da Cooperativa Santa Isabel, Luiz Cláudio Moreira, em 2006. Apesar de encarcerado, o poder do suposto chefe da máfia dos transportes alternativos de São Gonçalo ultrapassa "barreiras". Candidato a reeleição na Câmara dos Vereadores do município, testemunhas dão conta de que ele continua em campamha, mesmo atrás das grades.

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails