Mural

sábado, 29 de maio de 2010

São Gonçalo tem apenas uma biblioteca

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendada pelo Ministério da Cultura mostrou os perfis das bibliotecas públicas municipais de todo o país. Em 2009, 92% dos municípios do Sudeste possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 1719 bibliotecas em 1529 municípios.

São Gonçalo obteve um dos piores resultado. De 1719 bibliotecas, apenas 0,10% está na cidade. Com quase um milhão de habitantes e com a classificação de segunda cidade mas populosa do Estado, o município conta apenas com uma biblioteca que fica localizada no Centro Cultural Joaquim Lavoura e está passando por reformas. Para o advogado Erim Martins, de 29 anos, o acervo da biblioteca é muito bom, porém precisa ser mais atualizado.

"Os livros aqui são muito bons, somente alguns são ultrapassados", afirma Erim. Segundo a assessoria de Educação de São Gonçalo a biblioteca municipal vai ser remodelada e modernizada, assim os usuários poderão usufruir de forma mais confortável e rápida o acervo composto por 22 mil livros e publicações.

Já nos colégios gonçalenses a situação tende a melhorar. Das 86 unidades municipais que possuem o Ensino Fundamental, pouco mais de 50% estão equipadas com bibliotecas. Mas quando são levados em conta aquelas que têm pelo menos sala de leitura para consultar os livros, o número salta para 84%. Para o vereador e presidente da comissão de educação, Marlos Costa, infelizmente São Gonçalo está muito atrasado quando o assunto é biblioteca.


"Poucas escolas tem um acervo necessário. Nós só temos uma biblioteca municipal e hoje em dia é importante ter mais instituições, pois é muito útil na educação dos jovens", explica.


Itaboraí tem apenas 12 acervos


Em Niterói o problema não é tão grave, existem três bibliotecas municipais, a Cora Coralina, no Centro, Albertina Fortuna Barros, no bairro Badu e a Agnaldo Pereira de Macedo, na Vila Ipiranga.


As três instituições juntas somam 980 visitas por semana que por mês dariam mais de 3.920 pessoas circulando nestes locais. De acordo com assessoria de Niterói, as 68 escolas municipais de Niterói possuem bibliotecas escolares ou salas de leitura restritas aos alunos.


Já em Itaboraí a situação é preocupante, das 74 unidades municipais apenas 12 contam com bibliotecas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do País em um prazo de dez anos.


Em nota divulgada pela assessoria da prefeitura de Itaboraí, há um projeto chamado "Sala de Leitura", sendo feito em 28 escolas. Este projeto é feito para os alunos do ensino fundamental. De acordo com a subsecretária municipal de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes da Silva Freitas, o objetivo do projeto é despertar a importância da leitura para o desenvolvimento escolar. A Secretária pretende estender o projeto a todas as escolas da cidade.


"A implantação da biblioteca na escola facilita o acesso ao livro, ao bem cultural. Nosso objetivo é ampliar o projeto, para que todas as escolas tenham salas de leituras e bibliotecas", afirma Sirlene Mendes da Silva Freitas. De acordo com a pesquisa da FGV não parece que a falta de bibliotecas tem feito muita diferença já que na Região Sudeste, estes acervos são pouco frequentados.

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails