Mural

terça-feira, 20 de maio de 2008

Fiéis de São Gonçalo vão confeccionar os tradicionais tapetes no feriado de Corpus Christi

Em São Gonçalo, a confecção dos tapetes começa na noite desta quarta-feira. Vários fiéis das diversas Pastorais, Movimentos e Associações estarão produzindo os famosos tapetes de sal na Avenida Feliciano Sodré. Este ano o tema escolhido é "Eucaristia, fonte de vida".
Na quinta-feira, às 7h30m haverá concentração no pátio da Paróquia São Gonçalo do Amarante. Às 8h começará a celebração eucarística campal em frente à Matriz de São Gonçalo, que será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Após a Santa Missa, os fiéis seguem em procissão e haverá uma bênção solene do Santíssimo Sacramento no final do tapete, próximo ao SESI.
O Dia de Corpus Christi festeja a presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada, o que Ele mesmo instituiu na quinta-feira santa, durante a Última Ceia com os 12 Apóstolos. O Dia de Corpus Christi é uma festa móvel e cai sempre na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
Conta a tradição que esta festa originou-se na Bélgica, no século XII, quando a Irmã Juliana de Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo, o qual demonstrou-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festividade para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, até hoje utilizados durante a celebração.
Related Posts with Thumbnails